A satisfação e o bem-estar dos inquilinos são essenciais para a RENDICARE. Porque merecem toda a nossa atenção, dedicamos aos nossos inquilinos um conjunto de serviços exclusivos: resolução atempada de reclamações e execução de pedidos de reparação, apoio na mudança de casa, serviço de limpeza, ofertas exclusivas para a reserva de alojamento de férias, apoio nas candidaturas para os apoios ao arrendamento, etc.
Porque um inquilino satisfeito é um bom inquilino!
- Maior flexibilidade nas decisões do dia-a-dia
- Financiamento mais acessível
- Maior mobilidade
- Maior adequação às necessidades
- Imóveis bem localizados
- Gestão simplificada
- Riscos limitados
A procura de casa representa uma tarefa complicada, que obriga a alguma reflexão: é necessário ponderar muitas variáveis importantes para tomar a decisão certa. Na maioria dos casos, encontrar casa tem sido sinónimo de compra de habitação. Mas já pensou nas vantagens do arrendamento?
- Permite tomar as decisões do dia-a-dia com maior flexibilidade. Se deixar de gostar do imóvel ou se este deixar de reunir as condições necessárias, poderá mudar-se com mais facilidade.
- O arrendamento mobiliza menos recursos financeiros e não requer elevadas despesas iniciais. Ao contrário da compra, que requer o pagamento de um sinal e de despesas com escritura e registo de hipotecas, o arrendamento apenas requer, em geral, o pagamento do primeiro mês de renda e de um depósito de garantia ou de uma caução.
- O arrendamento não comporta custos implícitos, ao contrário da compra, que implica despesas com escritura, registo de aquisição e hipoteca, impostos, encargos de condomínio, seguro, etc.
- O arrendamento não prende o inquilino a determinado local, favorecendo a mobilidade laboral. Facilita a mudança de residência por motivos profissionais. Ou seja, o arrendamento não inviabiliza novas ofertas de trabalho que possam surgir noutros locais.
- O arrendamento permite adequar as características do imóvel ao ciclo vital: os jovens procuram casas localizadas nos centros urbanos; com a chegada de filhos, privilegia-se casas maiores, localizadas perto de escolas e de zonas verdes; para a reforma, procura-se uma casa com menos assoalhadas, numa zona tranquila.
- A maior parte dos imóveis para arrendamento estão localizados nos centros urbanos. A vida nos centros urbanos apresenta várias vantagens. Por um lado, dispõe-se de boas acessibilidades, graças às redes de transportes. Por outro lado, permite aceder com facilidade e rapidez às zonas de trabalho e de lazer, sem necessidade de recorrer ao automóvel.
- A gestão de um arrendamento é mais simples que a gestão da habitação própria. Em primeiro lugar, dispensa a difícil negociação da compra e do financiamento. Em segundo lugar, dispensa o pagamento dos impostos que incidem sobre o património imobiliário: IMT, IMI, etc.
- A manutenção do imóvel e a conservação do prédio são, em geral, da responsabilidade do proprietário, excepto no caso de degradações causadas pelo inquilino.
- Relativamente ao condomínio, o inquilino apenas tem a obrigação de respeitar o regulamento em vigor. Não tem que assistir às assembleias, nem está obrigado, em geral, ao pagamento de quotas de condomínio.
- A compra de habitação representa um maior risco financeiro que o arrendamento: a subida das taxas de juro ou a queda do valor dos imóveis podem desestabilizar gravemente o orçamento da família.
A pessoa ou a família que opta pelo arrendamento depara-se com certas dificuldades:
- a oferta corresponde em muitos casos a imóveis com rendas elevadas ou bastante degradados e mal conservados;
- obriga a fazer inúmeras visitas antes de encontrar o imóvelque melhor se adequa às suas necessidades em termos de características e de preço;
- em alguns casos, deve suportar a comissão do mediador que lhe apresenta o imóvel;
- desconhece os seus direitos e as suas obrigações;
- pode vir a assumir o custo de reparações que não são da sua responsabilidade;
- pode vir a entrar em conflito com o senhorio face a certos incidentes que podem suceder durante a vigência do contrato.
A RENDICARE procura prevenir a ocorrência de estas situações e proporcionar um arrendamento que satisfaça as expectativas do inquilino:
- Com a RENDICARE, o inquilino não suporta nenhum custo com a pesquisa de imóveis ou com as visitas. Trata-se de um serviço gratuito.
- A RENDICARE facilita a mobilidade laboral dos inquilinos e, em caso de mudança de residência por motivos profissionais, procede à derivação do contrato inicial para outro imóvel, no local de residência pretendido.
- O arrendamento assenta sempre num contrato escrito e conforme a toda a legislação em vigor.
- A RENDICARE garante que os imóveis propostos reúnem as condições de habitabilidade adequadas às legítimas expectativas dos inquilinos.
- A RENDICARE protege o inquilino dos eventuais abusos praticados por proprietários menos escrupulosos.
- O tratamento das queixas e das reclamações porventura apresentadas pelo inquilino, é centralizado pela RENDICARE, de forma a evitar o conflito com o proprietário.
- O valor da renda não é artificialmente inflacionado: é sempre determinado com tacto e medida, tendo em consideração todas as características do imóvel e a procura existente.
- A RENDICARE encarrega-se de proceder à actualização anual da renda, de acordo com a legislação em vigor, evitando possíveis abusos.
- O inquilino beneficia sempre da assistência directa da RENDICARE.
- Com a RENDICARE, o inquilino pode aceder a uma vasta oferta de imóveis em todo o território nacional.