Vantagens do arrendamento para o proprietário
- Mais rendimentos
- Benefícios fiscais
- Um imóvel conservado
- O imóvel como garantia
- A gestão de arrendamento profissional
Portugal tem um parque habitacional para arrendamento dos mais reduzidos dos países membros da União Europeia. Mas também é, paradoxalmente, dos países com mais imóveis devolutos. Assim sendo, muitos proprietários poderiam tirar proveito das vantagens do arrendamento:
- O arrendamento permite manter a propriedade do imóvel e retirar um rendimento do mesmo.
- O imóvel arrendado representa um investimento cuja rentabilidade é mensal, ao contrário de um imóvel devoluto, que necessita de ser vendido para se conseguir uma hipotética valorização.
- O imóvel arrendado não deixa de poder ser vendido em qualquer momento, sendo apenas necessário, informar o inquilino do direito de preferência que lhe assiste para a compra do imóvel.
- A renda auferida permite fazer face a parte ou à totalidade das despesas com o crédito contraído para a compra do imóvel. Quando o imóvel estiver totalmente pago, a renda permite fazer face a todas as despesas de conservação, evitando a depreciação por falta de manutenção.
- Deixar um imóvel devoluto apresenta vários inconvenientes. Por um lado, o proprietário corre o risco que o imóvel se degrade e desvalorize com o tempo. Por outro lado, implica várias despesas, sem contrapartida de rendimentos, como sejam: despesas com condomínio e impostos.
- A renda auferida pode servir de garantia para a obtenção ou consolidação de financiamentos bancários.
- É possível recorrer à RENDICARE para a gestão do arrendamento, livrando-se de todas as preocupações relacionadas com a celebração do contrato e com o acompanhamento de todos os problemas que possam surgir durante a vigência do contrato.
- O poder central e o poder local estão cada vez mais empenhados em potenciar o mercado do arrendamento e em criar condições para evitar os abusos praticados por alguns inquilinos.
Vantagens da RENDICARE para o proprietário
As principais preocupações de um proprietário, quando decide arrendar um imóvel, prendem-se com o medo que:
- o inquilino possa degradar o imóvel;
- o inquilino deixe de pagar a renda;
- tenha de recorrer aos tribunais para recuperar o imóvel;
- tenha de suportar reparações que não sejam da sua responsabilidade;
- desconheça as suas obrigações e os seus direitos perante o inquilino.
Perante estas situações, a RENDICARE oferece aos proprietários, interessados em arrendar imóveis, uma série de benefícios e de garantias que conferem segurança e rentabilidade ao arrendamento:
- A RENDICARE encarrega-se de seleccionar o inquilino, realizando tantas visitas quantas sejam necessárias e evitando ao proprietário constantes deslocações.
- Após ter seleccionado o inquilino, de acordo com os critérios acordados com o proprietário, a RENDICARE reunirá toda a documentação necessária para a celebração do contrato.
- A intervenção do departamento jurídico da RENDICARE permite garantir que o contrato de arrendamento esteja em conformidade com a legislação em vigor, bem como elucidar qualquer dúvida que possa surgir.
- A gestão integral por parte da RENDICARE garante ao proprietário a mais-valia de um serviço que zelará pelos seus direitos e interesses, e que apenas requererá a sua intervenção quando esta seja legalmente necessária.
- Qualquer problema que o inquilino venha a ter, durante a vigência do contrato, será gerido pela RENDICARE, evitando conflitos de interesses desnecessários entre as partes. O proprietário não precisará de em conflito com o inquilino, sendo todas as queixas ou reclamações do mesmo tratadas directamente pela RENDICARE, e reportadas sistematicamente ao proprietário.
- Quando o inquilino rescindir o contrato, a RENDICARE encarregar-se-á de visitar o imóvel para confirmar o estado do mesmo e garantir que seja entregue em boas condições.
- Em caso de ocorrência de avarias ou de danos, a RENDICARE enviará ao local os seus técnicos, para proceder à avaliação e à reparação das deficiências.